segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ballet

O ballet clássico consiste em três elementos que se relacionam: técnica, música e atuação. Os benefícios que sua prática proporciona englobam desenvolvimento social, disciplina da mente e do corpo, boa postura, musicalidade e ritmo.

Para as crianças é possível citar como benefícios um melhor desenvolvimento da coordenação motora, noções de localização e orientação de espaço, flexibilidade e aumento da resistência corporal.

A maioria das pré-escolas e colégios tem o ballet clássico como atividade extracurricular, mas poucas mães sabem ao certo a idade mínima permitida para a inicialização dessa prática, além de desconhecer a metodologia aplicada pelos profissionais.

Primeiramente, é preciso diferenciar as categorias baby class e ballet infantil.

Baby class


O baby class é direcionado para crianças de três a seis anos e o objetivo principal das aulas não é a técnica, mas sim o trabalho lúdico.

Normalmente, estas aulas são baseadas em algumas brincadeiras, jogos que divertem e educam, porque através deles é possível construir conceitos lógico-matemáticos como quantidade, tamanho e distância.

"É importante a criança se sentir bem durante as aulas. Os pais têm o papel de incentivar sem pressionar a criança, pois isso atrapalha o desenvolvimento", diz Marcia Ninomiya, professora de ballet clássico e profissional de educação física.

Entre os três e os seis anos as crianças passam por transformações, pois é nessa fase que começam a ser mais independentes e suas habilidades motoras e intelectuais começam ser reconhecidas. Assim, a criança tem mais consciência de suas competências.

Nas aulas geralmente são trabalhados exercícios que ensinam as diferenças e a importância de cada parte do corpo. E para estimular a criatividade, que é essencial para o desenvolvimento psicossocial da criança, são aplicados exercícios que motivam a criação e a expressão de suas vontades e sentimentos sem limites e barreiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário